Saltar para :
A NOSSA HISTÓRIA
A maior revolução alimentar de todos os tempos

Tudo começou com um agricultor de Brabant, um pequeno talho em Haia (na Holanda) que catapultou uma revolução alimentar e um movimento de carne vegetal que se propôs a mudar o mundo: esta é a história de The Vegetarian Butcher.
1962
Nascido numa quita em Langeweg em Brabant a 11 de setembro de 1962, Jaap, filho de Gerrit e Janny Korteweg, estava destinado a tornar-se agricultor. Mas em vez de repetir a história, Jaap decidiu mudá-la. A sua desilusão com a indústria da carne animal levou-o a descobrir métodos agrículas não convencionais: a agricultura biológica, sem criação de gado. O primeiro na sua linhagem familiar.
- slide 1
- slide 2
- slide 3
1998
O surto de peste suína e a doença das vacas loucas estavam a assolar a Holanda. Perguntaram a Jaap se os seus armazéns frigoríficos - que utilizava para cebolas e cenouras - podiam servir de local de armazenamento para dezenas de milhares de carcaças. Quando ele pensou nas enormes pilhas de porcos mortos nos seus armazéns frigoríficos, rejeitou a oferta lucrativa, reconhecendo que o tratamento dos animais devia ser alterado.
O SISTEMA FALHOU.
- Jaap Korteweg
Jaap tinha a vontade de cuidar dos animais, deixando-os viver num ambiente orgânico que melhorasse a sua qualidade de vida. Assim, a ideia de que ele teria de abater os seus animais com as suas próprias mãos não o atraía.
Naquele momento, Jaap decidiu deixar de comer animais. No entanto, ansiava pela mesma experiência de sabor a carne animal. Fez um acordo consigo próprio para só comer carne animal quando não estivesse em casa ou na quinta. O resultado? Raramente comeu carne. Jaap decidiu procurar algo que pudesse satisfazer o seu desejo de carne de animal, sem envolver animais.
Contactou produtores de proteínas vegetais e cientistas para o ajudar a desenvolver uma carne vegetal que não se distinguisse da carne animal. Não os substitutos de carne como o tofu ou os hambúrgueres de beterraba, mas os "sucessores da carne". Juntamente com chefs inovadores, trabalhamos em processos para captar o sabor sensacional da carne de vaca, porco e frango e colocá-lo em produtos vegetarianos.
2010
The Vegetarian Butcher foi oficialmente lançado no Dia Internacional dos Animais em 2010. No coração de Haia, na Holanda, Jaap abriu um nostálgico talho, onde a tradição e a comida deliciosa eram, e até hoje ainda são, primordiais. Não só as pessoas vêm de todo o país - e não só - ao Hofstad para provar a nova carne; mas também tem despertado interesse dentro do mundo culinário.
THE VEGETARIAN BUTCHER PODE PARECER UM VERDADEIRO TALHO - A CARNE QUE ELE VENDE É FEITA DE SOJA E PROTEÍNA DE TREMOÇO. NO ENTANTO, ASSUSTADORAMENTE RECRIADO.
- De Volkskrant
2011
Ferran Adrià (El Bulli, Barcelona) prova a nossa carne vegetal com uma equipa de chefes de cozinha de topo. Eles elogiam as nossas peças mais versáteis: "Isto é mais tenro que carne de porco, mais suculento que frango!"
A nossa carne está disponível num número crescente de lojas. Cada vez mais mercearias, talhos e supermercados locais juntam-se à nossa viagem em direção a um futuro melhor para a carne. Afinal, o Triodos Bank Hart-Hoofdprijs premiou The Vegetarian Butcher como a 'Empresa mais inovadora e inspiradora' em 2011. “Vejam este espaço, uma revolução está a ter lugar.”

2012
O interesse pela nova carne está a crescer cada vez mais. Num grande artigo do New York Times, o colunista culinário Mark Bittman questiona-se: "Porquê, por outras palavras, usar o pobre frango como máquina para produzir carne quando se pode usar uma máquina para produzir 'carne' que parece ser galinha?". A questão-chave, no que nos diz respeito.
Considera uma carne picada, repensada! O sector de produção de aves não concorda, afirmando que The Vegetarian Butcher "se aproveita do bom nome do frango" e até foi apresentada uma queixa à Autoridade Holandesa de Segurança Alimentar e de Produtos de Consumo sobre os nossos nomes de produtos. Há até audiências parlamentares sobre o assunto, que são, na brincadeira, chamadas de #schnitzelgate. Os nomes dos nossos produtos estão a ser reforçados, tornando claro que "pirateámos" o sabor e a textura da carne de animais.
Além disso, conseguimos um lugar nos NIMA Marketing Awards e a PETA criou um prémio especialmente para The Vegetarian Butcher: "A empresa mais amiga dos animais do ano!"
2013
O lançamento do Legendary Burger, o nosso primeiro hambúrguer vegetariano, tem lugar em Paris. O hambúrguer tradicional de carne de vaca tem finalmente um concorrente vegetariano à altura que pode competir com o original em todas as frentes.
Os gestores de marketing da JWT Intelligence identificaram The Vegetarian Butcher como um impulsionador global de tendências vegetarianas que finalmente se revelaram em 2013. Segue-se rapidamente uma colaboração com a Delhaize, para enchermos as prateleiras na Bélgica.
A Associação de Consumidores está cheia de elogios aos nossos Pedaços de Frango Vegan: "The Vegetarian Butcher é claramente o vencedor. Saboroso e muito semelhante ao da galinha. Em termos de valor nutricional, não é inferior ao frango e é ainda melhor". E ainda mais motivos de orgulho: o nosso chef fica em terceiro lugar na batalha pela Golden Meatball do De Telegraaf numa competição de 45 participantes, dos quais 44 utilizam carne de animais. Mudámos as regras do jogo.

The Vegetarian Butcher está a tornar-se bem conhecido, mesmo fora dos supermercados. O HEMA começou a vender o nosso Legendary Burger em todos os restaurantes e seguir-se-ão vários museus, incluindo o Museu Stedelijk.
2014
A nossa embalagem transparente dá lugar às nossas novas caixas de cartão para congelados e recebemos bons comentários no Guia do Consumidor. O nosso Legendary Burger é classificado como o melhor de todos os hambúrgueres vegetarianos: "Um delicioso sabor a ervas e um aroma atrativo".
O fundador Jaap Korteweg partilha a sua história com cada vez mais pessoas, como um amante de carne vegetal que lançou The Vegetarian Butcher. Além disso, o nosso armário de troféus é complementado com o Prémio Veggiebite e o Prémio Vegan na categoria "Marca Vegan Friendly".
2015
Iniciamos com sucesso um crowdfunding para a construção da nossa nova fábrica, angariando 2,5 milhões de euros em três semanas. Mais uma vez ficou claro como era, e continua a ser, grande a procura pela nova carne.
A 1 de Novembro de 2015 organizámos uma festa de inauguração na nossa futura nova fábrica para todos os nossos fãs, detentores de obrigações e parceiros. Durante esta festa também introduzimos o primeiro “Beefstuck” de legumes do mundo em colaboração com a Universidade de Wageningen (WUR). Para fechar com chave de ouro, Jaap Korteweg foi também eleito Empresário do Ano 2015!
Abrimos a nossa primeira loja conceptual estrangeira em Berlim. Um local onde pudemos também apresentar aos amantes alemães da carne, os nossos sucessores da carne. Para além disso, colaborámos pela primeira vez com a Unilever. Uma parceria única em que também cooperámos com a Unox nas primeiras almôndegas vegetarianas, agora conhecidas como "Vegetarian Hacked Balls in Satay Sauce".
Ficamos a saber que no Albert Heijn, a maior cadeia de supermercados da Holanda, um em cada seis rolos de salsichas que são vendidos todos os dias para levar são nossos! Estamos a expandir a nossa gama no Albert Heijn com uma extensa oferta de produtos de carne vegetariana e vegan.

Também recebemos muitos prémios!
O nosso Vegetarian Bratwurst teve um salto internacional e foi eleito "Best Banger" em Leeds (Inglaterra) e "Best Vegan BBQ product" na Bélgica. Ganhámos o "Prémio Utrecht Semana Sustentável" na categoria de Retalho; os nossos pedaços de frango vegan foram premiados como "Melhor Produto Vegan" nos Prémios Vegan 2016, e a PETA atribuiu-nos o prémio de "Empresa com Mais Compaixão". Também recebemos o prémio "Corporate 4 Animals 2016 Award" do Eurogroup for Animals e Jaap Korteweg foi eleito "Ernst & Young Emerging Entrepreneur of the Year 2016". Mas que ano!
2017
O júri do New Food Challenge escolheu The Vegetarian Butcher como um dos oito finalistas para desenvolver o novo sucessor de carne. Após o sucesso das Hacked Balls em Molho Satay, as Vegetarian Hacked Balls em Molho de Tomate são lançadas, juntamente com a Unox.
Seguem-se mais motivos de orgulho: The Vegetarian Butcher foi nomeado "Marketing Scale Up Company of the Year", recebeu a "Agrofood Plume" da província de Noord-Brabant e Jaap torna-se o número dois no Trouw's Sustainable 100: "Jaap Korteweg mostra como tornar a sustentabilidade atrativa para um grande grupo…".
O nosso pão Satay também ganhou prémios com os PETA Vegan Food Awards na categoria "Melhor Sanduíche Vegan"
2018
No dia 1 de Abril, abrimos The Vegetarian Butcher Pop-Up De Vleesch Lobby, em Haia (na Holanda), onde a carne vegetal é o tema central. Era um lugar para carnívoros, omnívoros, herbívoros e "sabororívoros".
Seguiram-se novos desenvolvimentos no New Food Challenge: ganhámos 250.000 euros para o desenvolvimento de Rolo de Carne feito de legumes. O fundador Jaap Korteweg termina no top três dos 100 Sustainble de Trouw pela segunda vez consecutiva, e The Vegetarian Butcher acaba no top dez das Empresas Mais Inspiradoras da Holanda.
A VITÓRIA PARA TODOS? DEIXAR A CARNE E NÃO SENTIR FALTA DE NADA
- Synergie
Juntamente com a New York Pizza, desenvolvemos uma pizza 100% vegetal! Isto faz da Holanda o primeiro país da Europa a oferecer a entrega de pizza vegetariana a nível nacional. Encerramos o ano com a notícia de que continuaremos a nossa operação sob a alçada do grupo Unilever. Com esta grande colaboração, podemos desenvolver a nossa missão sem limites e acelerar as nossas ambições no sentido de uma alimentação cada vez mais baseada em plantas.
The Vegetarian Butcher é a marca holandesa mais fixe de 2018! Após várias rondas e avaliações por um júri de peritos, ganhámos a final contra Vandebron e Tony's Chocolonely. E mais prémios estão a ser ganhos! Entre outros, o FoodQualityAward of FoodPersonality , em que o júri afirmou: “The Vegetarian Butcher é uma empresa que realmente mudou o mundo”.
Queremos alcançar ainda mais com a nossa Revolução Alimentar: no Reino Unido estamos a começar a nossa grande expansão. No coração de Londres, invadimos um talho tradicional durante um dia para anunciar a chegada da nova carne. Centenas de amantes de carne já estão familiarizados com os nosso produtos e agora também podem apreciar a nossa carne na cadeia de supermercados Tesco, a maior do Reino Unido.
- slide 1
- slide 2
- slide 3
A #schnitzelgate volta nesta altura; desta vez a nível europeu!
Nomes de produtos como "hambúrguer vegetariano" e "leite de soja" estavam a ser classificados como enganadores de acordo com a Comissão Europeia de Agricultura. Para evitar confusões, lançámos a nossa própria campanha eleitoral que decorre paralelamente às eleições europeias. E boas notícias, porque a batalha chegou finalmente ao fim: o hambúrguer vegan pode continuar a ser chamado de "cidadão" na Holanda. Isso encoraja os consumidores!
Como coroa do ano, estamos a lançar o Rebel WHOPPER® em nada menos do que 25 países da Europa. Um enorme passo na missão de nos tornarmos o maior talhante do mundo. Carne para te agradar!
2020
Chegámos a Portugal em março deste ano, oferecendo os nossos produtos para consumo fora de casa em restaurantes, hotéis e cafés. Porém, o nosso lançamento foi desafiado pela pandemia COVID-19. Apesar disso, lançámos uma gama de 5 artigos: carne picada vegan, pedaços de frango vegan, hambúrguer vegetariano, Nuggets de frango vegan e salsicha vegan.
Este foi também o ano em que introduzimos novas embalagens para a nossa carne. Um novo design que tornou ainda mais fácil ver que produtos são vegetarianos e quais são vegan.

Em Março, o nosso apelo a Frans Timmermans foi publicado em vários jornais holandeses. Através de uma carta aberta do fundador Jaap, encorajámos a União Europeia a lutar por uma Europa neutra em termos climáticos. Também achamos notável que, ao mesmo tempo, continuam a ser concedidos subsídios para a promoção da carne animal e oferecemos uma sugestão simples: gastar os próximos subsídios para a carne de frango na nossa Lucky Chicken e (os nossos mais versáteis) pedaços de frango vegan. Uma redistribuição que pode realmente contribuir para tornar a Europa neutra em termos climáticos até 2050.
O escritor e jornalista de investigação Jeroen Siebelink lança um livro sobre a Revolução Alimentar de Jaap Korteweg com o editor Xander: o "The Vegetarian Butcher". "A história de um grupo de empreendedores que, inspirados na missão de Jaap, comprometem-se todos os dias com um mundo sem carne animal. A caminho de concretizar a grande visão: tornar-se o maior talhante do mundo.
Neste ano, o prémio Transformer Of The Year é atribuído ao The Vegetarian Butcher pelos Dutch Marketing Awards, no qual "a soma da visão de marketing, poder de execução e velocidade de inovação" tem desempenhado um papel importante.
2021
Em meados de 2021, o The Vegetarian Butcher alterou as suas embalagens para plástico 100% reciclado. Isto significa que 210 toneladas de plástico podem ser recicladas todos os anos. Para mostrar o impacto positivo que a nossa decisão teve na indústria, lançámos o nosso primeiro Relatório de Impacto em Setembro. Nele mostramos o que estamos a fazer no que toca ao sabor, textura, cultura da carne, meio ambiente, nutrição e animais. De facto, podes salvar animais e contribuir positivamente para o ambiente quando convidas o The Vegetarian Butcher para a tua mesa. Mas quão grande é realmente o teu impacto? A nossa Calculadora Animal, que também foi lançada durante este ano, permite calcular o impacto positivo da mudança para a carne do futuro, com base em fontes de dados e pesquisas confiáveis.
Celebrámos o Dia Mundial do Animal e o nosso 11º aniversário com o lançamento de um novo livro de receitas intitulado "The New Meat" (Vleesch em Holandês). Um hino a tudo o que é à base de plantas em 100 pratos clássicos de carne, com truques e dicas para pratos tradicionais. Assim, poderás continuar a desfrutar das tuas receitas familiares com a carne do futuro. Para esta iniciativa, contamos com a colaboração de chefs e pioneiros da Revolução Alimentar, desde astronautas a chefs com três estrelas Michelin.

Por último mas não menos importante: lembras-te da Cimeira sobre as alterações climáticas (COP26)? Foi nessa altura que lançámos a nossa campanha "O Elefante na Sala". Durante a conferência das Nações Unidas em Glasgow a "carne estava toda no assador". Sendo a carne animal responsável por quase 60% de gases de efeito de estufa provenientes da comida, o seu impacto é tão grande que não pode ser ignorado. Ainda assim, o consumo de carne não esteve na agenda da cimeira, sendo portanto o elefante na sala (de conferências).

Juntos incentivámos as Nações Unidas e os líderes mundiais a enfrentarem o elefante na sala, deixando claro que o consumo de carne animal não deve ser negligenciado pelos planos ambientais. Convidámos a nossa comunidade a juntar-se ao movimento, usando o nosso filtro de Realidade Aumentada no Instagram, para mostrar um elefante real na sala - seja ela um quarto, uma sala ou uma cozinha. A todos aqueles que ajudaram nesta iniciativa, o teu apoio durante a campanha significou muito para nós. Do fundo do coração: obrigado!

O ativismo da nossa marca está bastante enraizado e sempre que nos deparamos com políticas que tentam desacelerar a nossa revolução alimentar, vemos isso como o nosso desafio de fazer algo a esse respeito de forma leve e construtiva.
É também neste ano que acrescentamos à família o Hambúrguer Premium Vegan. Um hambúrguer artesanal, alto e suculento para surpreender até os mais “carnívoros”.
2022
Em 2022, quisemos fazer ainda mais e uma das grandes novidades deste ano é a entrada dos produtos The Vegetarian Butcher no setor de retalho, concretamente nas prateleiras de um Continente perto de ti. Por lá vais encontrar alguns dos nossos icónicos produtos como o Legendary Burguer, o Chicken Winner, o Kikiricrunch Burguer, o ChicknedOut Burguer e os Lucky Nuggets. Um grande passo para que todos os consumidores portugueses possam começar já a revolução alimentar nas suas casas, todos os dias! E sem sacrificar nada, claro!